quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Instituto Madre Marta Cerutti
Barra do Garças, 03 de setembro de 2009.
Docente: Manoel João Milhomem Maciel
Discente: Guilherme Reis Couto 9° ano "A"

Proposta de redação

Como e por quais motivos a corrupção contribui para o desenvolvimento da violência e da miséria nas sociedades modernas?
A raiz de todo o mal

Para combater um problema sério se deve, antes de tudo, investigar o motivo causador do problema. A miséria e a violencia não são problemas que surgiram do nada, não são epidemias que surgem de repente. São males que evoluem pouco a pouco, e a cada ano aumenta mais. A violencia e a miséria sempre foram geradas por motivos graves e somente com a erradicação da raiz do mal é que se pode eliminá-la. Mais qual a raiz desse grande problema?
Hoje o motivo principal de miséria e violencia em todas as regiões é a corrupção. A corrupção é enraizada na maioria dos países. As empresas privadas de grande porte, por sua vez, se alimentam das máquinas do governo, e assim os cofres públicos se esvaziam. Vejamos o exemplo de bancos que durante décadas eram os campeões de lucro e agora os governos derramam o dinheiro público em seus cofres para salvá-los. Sendo assim, os recursos que sobram não ajudam na construção do país. Quando num país a corrupção se instala de forma devastadora e os governantes não punem os responsáveis, não restam dúvidas que o espírito da honestidade morre e se perde as diretrizes que direcionam o povo.

Para combater a miséria e a fome num país há apenas um caminho: o de combater a corrupção interna. Essa tarefa é das mais árduas, e é por isso que combate à corrupção faz parte dos discursos e debates, mas não dos planos do governo.
Por natureza, as pessoas querem preservar sua dignidade, gostam de manter sua integridade e fazem isso por meio trabalhos honestos, para se sustentar e garantir a honra da sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário