quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Corrupção. Agravante direto da violência e da miséria nacional.

Instituto Madre Marta Cerutti
Barra do Garças, 01/09/09
Aluno: Daniel Pethersen de Souza Nascimento
Turma: 9° ano “A”
Disciplina: Língua Portuguesa (Redação)

Atividade de redação do dia 28 de agosto de 2009.
Professor: Manoel João Milhomem Maciel.



A CORRUPÇÃO. AGRAVANTE DIRETO DA VIOLÊNCIA E DA MISÉRIA NACIONAL


Há pessoas que não acreditam como tudo está interligado. Não entendem a delicadeza de nosso equilíbrio social e suas repercussões a tudo que as cerca.
Principalmente na política, a corrupção, o alvo da argumentação levantada, é encarada de um modo imaturo por muitos que a praticam e que a observam com indiferença. O pior é o fato desses políticos e muitos outros acreditarem que a corrupção não atuará direta, ou indiretamente em outros problemas, dos quais se destacam a violência.
Pessoas que vivem em meios tensos, que vivenciam suas provações, enfim, pessoas propícias a se tornarem violentas, têm sempre facilidade para amplificar seu ódio, encontrando motivos que as atinja ou não, agravando ainda mais o índice de violência nacional. A corrupção, o roubo, todas as demais repulsivas atividades ilícitas são motivos para esse agravamento, principalmente, ao atingirem populações necessitadas e marginalizadas. Afinal a criança pobre que tem seus sonhos e direitos, já diminutos, arrancados por conseqüência de atos corruptos daqueles que podem desfrutar de seu imenso poder aquisitivo é, dessa forma, atingida.
Então, forma-se uma pessoa violenta, que passa sua vida, vendo líderes, amigos, exemplos, alvos de sua admiração, cometendo atos ilícitos e, muitas vezes, não serem punidos, podendo desfrutar dos mesmos sem punições adequadas.
A corrupção também impede avanços e iniciativas que podiam ao menos amenizar outros problemas sociais, desviando fundos que poderiam ser empregados em saúde, educação, segurança, assentamentos familiares e sanar diversas outras necessidades da população.
Cabe a você concluir: “A corrupção influencia ou não na violência e na miséria”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário