quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Corrupçao e seus resultados

A violência (e seus efeitos perversos) fragiliza as instituições sociais. Isso sem falarmos na corrupção que atinge todos os níveis da administração pública produzindo uma falta de credibilidade e de confiança nas autoridades. Esses dois ingredientes explosivos têm motivado muitos indivíduos a defenderem a tese da auto-resolução dos conflitos, através de meios ilegais, e, o mais grave, a quererem fazer justiça com as próprias mãos.
Ao tratarmos da segurança pública estamos nos referindo às formas de prevenção e o combate à violência: tema que sempre provocou muita polêmica. Alguns acreditam que a violência tem de ser atacada "em suas raízes": a miséria, a exclusão social, a má distribuição de renda, o desemprego. Por outro lado, cresce o coro dos que são a favor da adoção de políticas de segurança pública eficientes, que levem em conta os problemas específicos de cada realidade e, não menos importante, a necessidade de reformas profundas no sistema político.
Lógico que existem exceções, porém se pensarmos por um lado se não houvesse corrupção como lavagem de dinheiro entre outros casos, haveria um beneficio a sociedade “uma renda” melhor e isso faria com que as pessoas tendo melhores condições não iriam ter precisão de praticar um crime “roubo”.
Portanto uma parcela da culpa dos delitos cometidos se deve a incompetência do sistema político, entre tanto se um dia isso milagrosamente mudasse com certeza diminuiria uma certa porcentagem de crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário