segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Instituto Madre Marta Cerutti
Barra do Garças, 14/09/09
Aluno: Daniel Pethersen de Souza Nascimento.
Professor: Manoel João Milhomem Maciel.
Turma: 9° ano “A”
Disciplina: Língua Portuguesa (Redação)

Aula de Redação do dia 11 de setembro de 2009.


ATENÇÃO! Seu texto deve ser produzido em sala de aula com o OK do professor para depois ser postado no blog.

Apresentamos a seguir o início de um texto de um escritor brasileiro famoso. Dê continuidade à história dando-lhe coerência e coesão.

Paixão Indomável

Tinham os mesmos nomes. Cresceram juntos, à sombra do amor materno. Ele era órfão, e a mãe dela, que o amava como se ele fora seu filho, tomou-o para si, e reuniu os dois debaixo do mesmo olhar e dentro do mesmo coração. Eram quase irmãos, e sê-lo-iam sempre completamente, se a diferença dos sexos não viesse, um dia, dizer-lhes que um laço mais intimo podia uni-los.
Um dia, a mãe, respeitosa e conservadora Madeleine observara os laços de fraternidade de seus filhos, sendo queimados. Em cada olhar em que a mãe se deparava compartilharem os filhos, percebia chamas queimarem a inocência e sabia ao certo o nome daquela fervorosa e devastadora chama: “O Amor”.
E mesmo distantes fisicamente, a mãe percebia como aquele incêndio de alastrava na mente de ambos e percebia também, resquícios de uma inocente e verdadeira paixão.
Madeleine preocupava-se muito com a felicidade e o bem-estar dos dois frutos preciosos, sua criação. Lia a Bíblia com freqüência e comparecia em todas as missas. Era uma mulher religiosa. Mas apesar de seu intenso amor pelos filhos, considerava o rapaz, tão membro de sua prole como se na casa onde viviam todos tivessem correndo em suas veias o mesmo sangue, desse modo, eram irmãos, sua filha e o rapaz.
Infelizmente achava, muitas vezes, repulsiva a idéia de sua filha e o rapaz que adotara se amarem, já que aquele amor outrora inocente atingia outro patamar.
Apesar de religiosa, Madame Madeleine era extremamente romântica e entregava-se ao lirismo dos inúmeros romances que lia. Já viúva, perdera o amado, mas não o direito de amar. Não procurava outro homem, mas adorava como as delicadas páginas de contos, a cortejavam com suas tramas e reviravoltas.
E os filhos quem eram? A mãe tão providente e receosa tentara iguala-los desde seus nascimentos. Eram eles Paulo e Paula.
Paulo era um rapaz introspectivo, sábio e um pleno cavalheiro da alta sociedade. Herdara de sua mãe de criação o interesse pela leitura e gastava horas com poesia e prosa oferecidas pela vasta biblioteca da mãe. Era uma família rica. Tinham o que as mais altas refinarias e avanços da época que o dinheiro podia pagar. Então a biblioteca da mãe ficava em meio aos largos cômodos da mansão.
Paulo era assim. Intelectual e respeitoso, porém um homem delicado apesar de másculo e sociável apesar das poucas palavras que sabiamente proferia.
Paula era mais liberal. Uma típica dama da alta sociedade que conhecia os costumes e etiqueta da época, porém era extremamente sociável e extrovertida. Adorava passar o tempo com amigas e jamais recusava uma boa conversa. Era linda. Tinha muitos pretendentes mesmo apesar de jovem. Exaltava ainda mais sua beleza com sua vaidade e elegância. Apesar disso era humilde se importava com todos a sua volta.
A mãe, dama de intensa cultura ensinava os filhos, mas receosa buscou e contratou os mais qualificados professores da época para todas as disciplinas. E para separar o filho afim de que esquecessem de seus sentimentos um pelo outro, colocou-os cada um nas melhores escolas para cada sexo, já que na época meninos e meninas não tinha a mesma escola. Assim esperava o melhor.
Mais o tempo deixou a saudade de Paula e Paulo abastecer as esperanças de um romance, uma vida conjugal.
Já adultos o cavalheiro pediu a mão da dama em casamento e isso foi um choque para a mãe, que os convenceu a adiar o casamento.
Nesse intervalo atiçou o prazer dos pretendentes da moça e providenciou que o rapaz fizesse amizades, interagisse com o sexo frágil.
A mãe, sem obter êxito buscou refúgio e sua religião, até que, num belo dia um padre a disse que como não eram filhos do mesmo ventre a Igreja aceitaria o casamento.
A mãe passou ao romance, seu ultimo amparo, o qual a fez perceber quão tola tinha sido impedindo a legal felicidade dos filhos.
Paulo e Paula casaram-se e prosperaram, tornando-se uma família feliz.

Poema de minha autoria ¨extra¨



A felicidade !
como é a felicidade?
É voce sentir bem
mostrar e observar oque você tem de melhor e
voce ser feliz será agradar alguem .
Ou agradar a si mesmo ..
É demosntar o que tem dentro de ti o será guardar para ti , tudo isso depende de ti
Felicidade aaa felicidade que me rodeia sem au menos a vela , a como e bom ser feliz
É viajar dentro de sonhos e você viver no teatro sem estar
dentro de um palco..
É você viver no céu sem sair da terra .

Carta para as pessoas do ano de 2109


Barra do garças 14/09/2009
Materia:Redação
Conteudo : Escrever uma carta para as pesssoas do ano de 2109 , contando como e esta a situação do nosso planeta: meio ambiente, politica, jovem ...

Olá seres humanos do ano 2109 estou aqui para contar como foi o ano de 2009 . Atualmente nosso planeta esta passando por vairias dificuldades como a urbanização esta cada vez mais aumentando o acumulo de lixo , desmatação no planeta e muito grande e com isso vem a miseria a desigualdade social . Os da alta sociedade estão com uma anbição muito grande tirando o pouco que os pobres tem que são os de classe baixa e estão taxando eles da sociedade como animais. e tambem aumentou muito o inumeras doenças como a Aids acredita-se que existam 33 milhões de pessoas infectadas em todo o mundo,Não se conhece cura para a doença, mas é possível minimizar os seus sintomas. também a uma preucupação muito grande com o aquecimento global por isso conto com voceis par um mundo melhor . A nossa sociedade infrenta um fato muito preocupante que para todos que é a ganancia querem cada vez mais e passam por cima de tudo e de todos para conseguirem o que quer estão dispostos a deichar seus conceitos e sua moral ou seja sua dignidade . Mas vou deichar uma frase aqui para voceis refletirem “o homem colhe o que planta” isso quer dizer que voceis fazerem de bom vão colher eo que fazer de ruim vão colher também boa sorte para todos..

Planeta Terra 2109

Isabela Mazzutti



Atualmente, a sociedade brasileira está vivenciando alguns caos, talvez isto sempre existiu, mas de alguns anos para cá tem se intensificado. Os problemas são os mais variados, vai desde a política até as florestas.
A ambição do ser humano tem aumentado de um modo prejudicativo, só pensa em ganhar mais sem se preocupar com o próximo, com o ambiente, e até com ele mesmo. As florestas diminuíram muito com o desmatamento, animais estão entrando em extinção, e alguns até já estão extintos. O aquecimento global vem se agravando gradativamente, podemos perceber pelo clima, chuvas fortes, furacões, alagamentos, secas, calor, isso tudo em um mesmo país. Vamos um pouco mais longe, lá no Polo Sul, algumas geleiras lá já sumiram, e com isso o nível de água dos mares se elevam, e uma coisa que acontece tão longe pode prejudicar a gente aqui, ou seja, se continuar assim, as cidades litorâneas podem ficar submersas. Além disso, com a extinção das florestas a raça humana terá que acostumar com um ambiente diferente do vivido hoje, pois são as árvores que nos oferecem o oxigênio para respirarmos, e sem ele não há vida.
Mudando para outro assunto bem polêmico, a política. Bom, problemas sempre existiram, mas ultimamente as corrupções, as lavagens de dinheiro aumentou exageradamente. Casos de políticos roubando dinheiro da sociedade para benefício próprio estão ficando cada dia mais comuns. E o pior é que nada é feito com estes ladrões. Mas sobre política cada um tem uma opinião, mas espero que no futuro, na sociedade em que vocês vivem isto melhore.

Aniquilação da raça humana.

aluna: camilla farias

Com sua ganância e desrespeito, o ser humano vem provocando grandes catástrofes no planeta. Com essa destruição extremamente intensa o homem provoca o caos no seu ecossistema: rios, fauna, flora, mananciais, etc.. A pouca preocupação mostrada pelos governantes ínsita o homem a continuar essa devastação.
A conseqüência dessa falta de respeito do homem com a natureza são as mudanças climáticas, enchentes, furacões, tornados, a seca dos rios e lagos, a falta de chuva em alguns estados e a abundancia em outros. Vivemos amedrontados pelo fato de não sabermos o que pode acontecer. Esses acontecimentos geram grandes tragédias para uma boa parte da população brasileira.
O homem possui um poder destrutivo e por não ser sábio suficiente para medir as conseqüências de seus atos ele se aprimora e intensifica seus objetivos prejudicando a natureza. Acredito que se vocês tomarem decisões importantes referentes às atitudes do ser humano em relação aos problemas ecológicos as quais nós não demos a importância necessária poderão salvar o planeta. Apesar de nossos atos terem causado este caos ainda há uma esperança de salvação.
Cabe a vocês futuros habitantes fazerem com que as leis sejam cumpridas, as pessoas tenham mais respeito porque conter a destruição se tornou uma prioridade mundial e não apenas um problema brasileiro.Se não se comprometerem de forma ética e responsável com o planeta os responsáveis pela aniquilação da raça humana seremos todos nós.

Paulo e Paula

Tinham os mesmos nomes. Cresceram juntos á sombra do amor materno, Ele era órfão, e a mãe dela, que o amava como se ele fora seu filho, tomou-o para si, e reuniu os dois debaixo do mesmo olhar e dentro do mesmo coração. Eram quase irmãos, e sê-lo-iam sempre completamente, se a diferença dos sexos não viesse, um dia, dizer-lhes que um laço mais íntimo podia uni-los.
Um dia, como qualquer outro, em que logo pela manhã tomaram café e cada um ia fazer o que era necessário; mas ao contrário dos outros dias, Paulo parou a observar que Paula trocava de roupa com a porta entreaberta, observou a cena durante alguns segundos, quando foi chamado por sua mãe.
Após trocar de roupa, Paula estava pronta para ir á escola, ela estava no 2º ano do ensino médio, com 15 anos, e Paulo também estava pronto para ir á faculdade, estava no 2º ano de direito, com 20 anos, entraram no carro e o motorista levou-os.
Na faculdade, Paulo não prestou atenção na aula, não estava interessado, pensava somente em Paula despindo-se, porém sentiu remorso, como poderia desejar Paula? Apesar de não ser sua irmã de sangue, os dois sempre foram criados como tais. Sendo assim, procurou afastar tais pensamentos e agir naturalmente.
No fim das aulas, foi para casa almoçar, viu Paula e os pensamentos vieram, mas logo os afastou e foi visto por ela, que estava no jardim:
_ Paulo, o que você tem para fazer hoje? Nós podíamos passar a tarde na piscina e conversar um pouco, não conversamos à séculos!
_ Claro, seria uma ótima idéia!
Depois do almoço Paulo se trocou e foi esperar por Paula na piscina; a cena dela chegando deixou-o sem fôlego; o micro biquíni que usava deixava à mostra todo seu corpo que parecia ter mais forma naquele momento.
Conversaram por longas horas, relembraram velhos tempos, deram boas risadas; até que a campainha tocou, era Laura, namorada de Paulo. Paula nunca engolira essa relação, achava Laura fresca demais, mar por um instante sentiu que aquilo era um ciúme diferente; afastou o pensamento e saiu com raiva suficiente para não cumprimentá-la.
O namoro foi adiante e transformou-se rápido demais em um noivado, segundo a percepção de Paula. Paulo parecia, cada dia mais, fugir dela; o que fez com que ela tivesse certeza do que fazer.
Em uma tarde de domingo, enquanto Laura esperava por Paulo na biblioteca, Paula chegou e disse:
_ O que está fazendo aqui? Não percebe que ele não te ama? Ele só está fazendo isso porque quer tentar fugir do sentimento que sente por mim, ele me deseja! Você só está servindo de fantoche para ser usada!
_ Mentira! Tudo o que você disse é mentira!
_ Alguma vez ele disse que te amava? Acho que não!
Laura saiu aos prantos e Paulo que escutava toda a conversa ficou atordoado, se trancou no quarto, pensou, pensou, pensou... Como poderia ter tal sentimento por sua irmã, que era quatro anos mais nova que ele? Porém, o que ele não podia negar era que tudo o que Paula dissera era verdade.
Adormeceu e acordou com Laura em seu quarto, ela olhou fixamente em seus olhos e perguntou:
_ Você me ama?
Paulo ficou sem saber o que dizer, não queria magoá-la, ela percebeu o que aquela reação significava, deu-lhe um beijo e saiu. Ele ficou muito aliviado por não ter sido necessário muitas palavras ditas.
No mesmo instante, Paula estava pensando no que havia feito, nas consequências e no que Paulo havia feito à respeito de Laura, se tudo o que tinha dito, seria confirmado por Paulo.
Quando ouviu um ruído, era ele, sentiu um frio na barriga, algo como medo; ele se aproximou, ela virou-se, olharam-se fixamente, receosos do que deveriam fazer. A pausa foi cortada, quando em um movimento rápido, Paulo puxou Paula e beijou-a; os dois beijaram-se intensamente, um beijo que só se tem com uma pessoa e que marca para sempre suas vidas; o beijo do verdadeiro amor.

Daniele Pinheiro

Anjo

Tinham os mesmos nomes. Cresceram juntos , á sombra do amor materno . Ele era órfão , e a mãe dela , que o amava como se ele fora seu filho , tomou-o para si , e reuniu os dois debaixo do mesmo olhar e dentro do mesmo coração . eram quqase irmãos, e sê-lo-iam sempre completamente , se a diferença dos sexos não viesse , dizer-lhes que um laço mais íntimo podia uni-los. Um dia , enquanto , como em várias vezes, estavam a brincar no quintal, uma nova figura aparece diante dos dois : Bianca. Daniel e Daniela , lembrando-se dos ensinamentos vindos de sua mãe , vão ao encontro dela, e assim , como toda criança , viram melhores amigos de sempre , quase que como , instantaneamente. Como todos ali , eram tão novos para saberem o que era malícia , não havia a separação por sexo . Muitas vezes, Daniela e Bianca tomavam posição para com Daniel, jogando várias partidas de vídeo game, jogando futebol e até mesmo brincando de lutinha . Já em certo momento, era ele que tomava posição para com as meninas , csendo assim, com 13 anos , um pai de família com a vida feita . Qualquer um que passasse por ali naquele momento, perceberia a grande diferença entre Bianca e Daniela, mas não a diferença na voz, no cabelo, ou até mesmo na altura , mas sim , a sua beleza em que nenhum lugar era igual . Daniela também a percebera. E Daniela, percebera o olhar de Daniel sobre a linda nova vizinha de infância e isso a incomodava , lhe deixava inferior á menina .
- Mas olhar para ela é inevitável !
Dizia Daniel, quando Daniela havia lhe dado um puxão de orelha , depois ,que ele não parava de elogiá-la e olhá-la. Mas Daniela , também tinha a certeza de que Daniel a amava, mas naquele momento estava muito difícil para ela pensar em tantos anos já se passados de amor entre irmãos .
Só que a toda hora , Daniel também falara das incríveis e grandes qualidades de sua eterna amada.
Os dias da semana foram passando e o fim de semana chegou, logo de costume os vizinhos se encontraram, e assim, logo foram para a porta de casa jogar futebol, quando a bola fora para a rua , era a vez de Daniela ir buscá-la , mas , na hora, Bianca fora para ela, só que o inesperado aconteceu .
Um carro vinha pela rua em alta velocidade e em direção a ela , a atropeou . Por ser fraca, Bianca não aguentou e foi ao óbito . Daniela e Daniel, com a perda da amiga, ficaram mais fortificados, no amor de irmão e no amor pra vida.
E assim, Daniela pôde entender , que Bianca , aquela que por quem morria de ciúmes, era um anjo, que teria vindo para mostrar aos dois como eles se amam e como foram feitos um para o outro .

Giulia Guelardi - 9º ano 'B'
Instituto Madre Marta Cerutti
Aluna: Sandra Cristina Silva Pacheco
Série: 1° ano A

Barra do Garças - MT
Queridos jovens,
Venho através dessa carta dar um alerta à vocês sobre a política.
1 século se passou e muita coisa deve ter mudado, hoje(11 de setembro de 2009), as pessoas que escolhem quem elas querem que governe, cada pessoa vota no seu candidato e o candidato que estiver mais votos governa por 4 anos e depois ocorre outra eleição.
Mesmo tendo a maioria dos votos, o elegido não costuma cumprir com as suas promessas, ao contrário, ele faz é desviar o dinheiro das pessoas. A nossa política é uma completa corrupção.
Se mesmo depois de 1 século, o nosso país continua da mesma forma, vamos mudar isso agora. Conto com vocês para que o Brasil melhore, para que essa corrupção acabe.
Lutem contra a corrupção, nao deixem esses políticosa desviarem o dinheiro das pessoas, vamos tecer uma nova era, uma era sem corrupções.
Outra coisa que eu quero retratar é da questão ecológica, quanto mais se passa os anos, mais poluição temos, as pessoas não se importam em jogar o lixo nas ruas e nos rios, estão poluindo cada vez mais o planeta Terra.
Estão acabando com nossos rios e as nossas matas, pois também estão desmatando cada vez mais, para obter lucros, mais tudo isso só prejudica as pessoas, pois se não tivermos florestas e rios, também não tem vida. Estão acabando com eles mesmos.
Meus queridos jovens, ajudem a fazer um Brasil melhor, não joguem lixos nas ruas e nos rios, não desmatem, façam o bem para a natureza e para vocês.
Se quiserem que os seus filhos e seus netos vivam bem, mudem suas atitudes agora, mudem o mundo.
Espero que levem esse meu recado para o país todo e construam um Brasil melhor.
Obrigada pela atenção e a compreensão.
Sandra Cristina.
Instituto Madre Marta Cerutti
Aluna:Lorena Ferreira de Moraes
1°ano A


O mudo de ontem e hoje


Hoje as pessoas vivem de uma forma muito diferente do que era antigamente ,antes era um mundo calmo,onde as pessoas ajudavam uns outros,hoje o mundo esta de um jeito muito diferente de antigamente,onde cada um quer ser melhor que o outro,querendo sucesso sem dar a mínima importância se vai prejudicar alguém,mas se o mundo antes e hoje esta dessa forma,como será o mundo de amanha? queremos mostrar as pessoas que daqui uns anos,se nos lutarmos por um mundo melhor,onde nossas florestas serão preservadas,onde as crianças estarão estudando,onde tenha moradia para os desabrigados,mais justiça,onde as pessoas possam viver em plena paz,o mundo terá um futuro cheio de alegrias e conquistas a cada novo dia.
Então peço principalmente aos jovens que são a alma do mundo ,que não cometa os nossos erros,mais nos ajude a corrigi-los

O Planeta Terra - Danielle Ferreira Borges *-*

Caro Leitor, é por meio dessa carta que venho expor minhas compreensões, idéias sobre o mundo de hoje atualmente, como podemos reagir de braços cruzados com tamanha poluição, políticos roubando do povo, as vezes fico a me perguntar o motivo te tanto problema, é lixo nas ruas, aquecimento global e etc. Será que o mundo não poderia mudar ou será que você não é capaz de mudar o mundo ? Bom, o certo é mudar o mudar o mundo por você, tentar corrigir os erros do passado e inovar no futuro.

A questão é que tudo mudou, o mundo esta se desfazendo, corrupções, brigas, violência, as pessoas não enxergam que a paz é o dom da vida, tudo que aconteceu no passado tem que ficar pra trás, esquecer, inovar no futuro é o melhor que podemos fazer nesse momento, pois nada na vida se conquista com facilidade, necessita – se de muita luta e conquista.

Portanto, deveríamos corrigir nossos erros, tentar concertar o que deu errado, pois o mundo não pode acabar dessa maneira e ficar parado agora não é a melhor solução e nem desistir de lutar, procurar evoluir é claro , certamente agir com dignidade e antes de tudo colocar em pratica todos seus objetivos e méritos.
Tinham os memos nomes.Cresceram huntos,á sombra do anos maerno.Ele era orfão e a mao dela, que o amava como se ele fora seu filho,tomou-o para si e reuniu os dois debaixo do mesmo olhar e dentro do mesmo coraçao.Eram quase irmao,e se-lo-iam sempre completamente, se a diferenças dos sexos nao viesse, um dia, dizer-lhes que um laço mais intimo podia uni-los
Um diaa, muito bonito seus filhos estavam brincando como sempre numa imensa alegria, ate que um, irritou com o outro eles brigaram.
Foi uma briga feia nao ouve murro nem tapas e sim agressões com palavras, os dois ficaram muitos irritados, muitas das vezes nem olhavam para o rosto do outro. Sua mae foi conversar com eles, e falou q ia levar a nada eles ficarem brigados.E os dois irmaos fizeram as pazez.

Nome:Diogo David de Freitas 9°B

Poema Danielle Ferreira Borges

Língua Portuguesa sem conhecimento
não tem sabedoria por completa
palavras soltas ao ventos, que machucam
ferem e causam a dor na humanidade alheia


Poucas palavras dizem tudo, o que as pessoas pensam
Agem, modo de entender o mundo
Quantas pessoas que são alfabetizadas
Já que outra metade não tem alcance das palavras


Mas, o futuro pode mudar, com mais conhecimentos
Informações, escolhas e oportunidades
Só depende de nos, um mundo melhor
E justo com a sociedade e isso basta.