quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Moema Lara 1º Ano "A"

Lado a lado nos leva ao longe
O que torna o ser humano um ser racional é a necessidade que ele possue de saber e expressar os seus sentimentos.Mas, o que faz o ser humano controlar essas necessidades? A resposta meu caro leitor está na forma de como cada ser humano estabelece uma relação de equilíbrio entre a razão e amoção.
Esse equilíbrio faz com que o ser humano controle suas ações e reações tornando-os seres capazes de possuir um raciocínio lógico e assim, seres racionais.
Hoje, vemos muitas pessoas que perdem o sentido de uma vida por não terem o equilíbrio entre razão e emoção. E muitas vezes acabam se submetendo a discriminação.
O movimento iluminista contribui bastante para que a população deixasse de viver em uma sociedade de completa ilusão para viverem em um mundo com respostas concretas e exatas. Esse movimento fez com que o conhecimento do ser humano se expandisse, tornando-os seres mais independentes e reponsáveis por seus atos.
Em nossa vida, frequentemente somos dirigidos por sentimentos diversos que influenciam e interferem em nossas decisões. Em compensação a racionalidade é um termo quase matemático na escolha de uma opção.
A vida de todos nós seres humanos está rodeada por escolhas que abrem novas portas e mudam completamente nossos caminhos
. Por isso, é necessário que a razão e emoção estejam sempre juntas para que as opções escolhidas sejam feitas com responsabilidade e senso crítico para que o futuro não seja prejudicado por atitudes impensadas.
Razão e emoção

Temos situações que necessitam que usemos a razão e outras situações que devemos usar a emoção.
Usamos a razão para fazermos escolhas que devem ser tomadas com calma e tranqüilidade para não nos tornarmos pessoas injustas e erradas.
A razão nos endurece nos torna pessoas frias, severas acabam deixando nos sem aquele carinho que acreditam só no que vem não no que ouvem.
A emoção traz sonhos, sentimentos que nos levam a tomar decisões muitas vezes corretas sempre que formos usar uma das duas características devemos nos lembrar da outra pois elas andam juntas .
Devemos unir a razão e a emoção para que consigamos viver na sociedade e nos tornar pessoas equilibradas justas com nos e outras pessoas que estão ao nosso redor e para que consigamos atingir os objetivos que queremos.

Aluna:Rillary Daniele
1 ° Ano "A"

____________________________________________________________________________________

Amar

Amar alguém é se sentir bem, mas as vezes sofrer, pois quem ama sofre e amar é uma palavra que muitos sabem falar e poucos sabem sentir e demonstrar, e na vidaa o amor dentre todos os sentimentos é o que predomina, e predominará em quanto houver duas pessoas para se amarem pois se não fosse as pessoas o que seria da vida ?E o que seria das coisas ? por isso preserve o amor e não deixe acabar porque enquanto houver o amor haverá vida.


Aluna:Rillary Daniele
1°Ano"A"

Razão e Emoção -Mariana Bravo 1° B

"O coração tem razão que a propria razão desconhece"

Muitos dizem que a razão e a emoção andam separadas, mas isso não é verdade. As vezes ficamos na duvida se fazemos o certo ou se fazemos o que nos deixa mais feliz.Mas temos que relacionar os dois para optermos o que queremos, do jeito que queremos.
No texto de Débora de Morais Coelho diz:
- "A emoção é dor, a razão é imparcial, a emoção toma partido da paixão".
As nossas escolhas depende da razão, e tambem de acordo com a emoção. O idel é o equilibrio entre a razão e a emoção, com um pouco de cada , sem tomar uma decisão apenas consultando uma e deixando a outra de lado.
Muita das vezes, na hora de tomar uma decisão, vamos mais pelo lado da emoção, por causa da reação que temos diante daquele situação.A verdadeira razão deve não ligar para a emoção , tem que ser certa e exata, curta e grossa.
Enfim a razão e a emoção , mesmo sendo diferentes, devem andar juntar para termos o certo equilibrio em nossa vida .

Jogos eletrônicos e seus pontos positivos e negativos

Antigamente, o videogame era um objeto de desejo de todas as crianças, e quem não tinha condições, ficava apenas na ilusão.
Já hoje em dia, a situação é diferente pois a tecnologia avançada trouxe vários modos de jogar e está em qualquer lugar, seja nas periferías, seja em bairros nobres, e lembrando também que não são só crianças que jogam, adolescentes e até adultos se envolvem.
O problema é que alguns acabam se envolvendo demais, podendo causar vícios, agressividade, comportamento antissocial e sem falar que às vezes deixam de se alimentar, ou de estudar e até de dormir para estar ali, obsecado por uma tela e um controle.
Mas, analisando bem, os jogos eletrônicos não têm só pontos negativos, eles também desenvolvem concentração, coordenação motora, senso de espaço, estimula algumas habilidades, além de relaxar e aliviar stress, e poder reunir amigos em casa ou em lanhouses.
Ou seja, todos possuem o direito de se divertir com os jogos eletrônicos, desde que seja moderado para não causar vício, e que o jogador não se deixe influenciar pelo que está fazendo.

Moniza Furtado Pereira, 9° ano A

Elizama Xavier 1° A

Qual escolher razão ou emoção

O termo “agir com razão e não com emoção” nos lembra de agir certo e não errado.
Agir com razão é pensar duas vezes antes de fazer qualquer escolha seja ela certa ou errada.
Varias coisas ruins acontecem a pessoas que agem por suas emoções.
Muitas vezes temos duvidas se é esse o curso que queremos fazer ou se é só pra não acabar com a tradição da família.
Ou ate mesmo em relacionamentos esse termo nos ajuda a tomar medidas certas.
A meu ver devemos controlar nossas emoções e pensar bem antes de nossas escolhas para que possamos chegar a um ponto alto em nossas vidas.

Rasão e Emoção


Se liga no que vou te contar
Que a emoção nos leva a expressar
Sentimentos diferentes
Cada vez mais ardentes

Também temos a rasão
Ao mesmo tempo da emoção
Juntos e misturados
Para sermos mais sensatos

Ao mesmo tempo de amar
E de odiar
Você tem de pensar
Na rasão e na emoção
Antes de qualquer atitude tomar


Anny Pâmela Vilela

Lucas Clarim - A Balança da Consiência

A Balança da Consciência

A qualquer momento da vida
Dividimos nossas vontades numa balança.
Divisão complicada e sofrida
Mexemos com a razão da vida
E a emoção do coração.

Se por um lado tender para a razão
Por duras vias a resposta virá
Sem dor, amor ou qualquer ou qualquer outro sentimento
Seu coração ficará
Vai viver a vida sem nada aproveitar.

Quem pensou que a vida é só emoção,
Se enganou!
De que vale um coração sem poder de decisão?

Na balança das atitudes
Razões e emoções em equilíbrio devem ficar
Pois uma completa a outra
E desmedida só faz atrapalhar.

A tarefa não é fácil.
Mas quem disse que a vida é fácil?
Por tentativas, erros e acertos
É possível modelar a balança perfeita da consciência
Que vai julgar nossas atitudes
E a nossa vida mudar!

Razão e Emoção

Nome: Jose Henrique Amaral dos santos
Serie: 1 ano “b”
_____________________________________________________


Razão e Emoção

Durante o decorrer dos dias de nossas vidas, nos deparamos varias vezes com situações que nos usamos a razão e a emoção.
Em quase toda a nossa vida nos custumamos usar mais a razão e deixamos a emoção um pouco de lado.
Para que nossa vida, seja controlada do que e certo, e do que e errado, nós devemos combinar as duas para que possamos ter controle de nossa vida.
A razão é muito diferente da emoção, pois a razão e como se fosse uma pessoa mais calculista e já a emoção é como se fosse uma pessoa mais cautelosa e amorosa.
Por isso que nós devemos crês que o ideal é que fasamos a combinação perfeita entre as duas, para que possamos manter o equilibrio de nossa vida.

Razão e Emoção

Razão e Emoção


A sociedade da atualidade é muito complexa, cheia de desavenças entre homens que sempre dizem mulher é muito melosa, e mulheres que dizem homens sempre agem com a razão.
E comum ouvirmos dizer para agirmos com a razão e não com a emoção. Mas lhes pergunto: A razão e a emoção não são uma das coisas mais complexas é difícil de serem desvendadas em nossas vidas? Claro que sim, para termos um equilíbrio favorável em nossas vidas, a conciliação entre ambas tem que existir como se fosse uma junção que nunca se desencontra.
A razão é o discernimento do que é certo é do que é errado, embora a emoção é a parte melancólica em nossas vidas, onde agirmos apenas pelos nossos sentimentos.
Portanto, reafirmo dizendo que é necessário existir certo equilíbrio entre a razão é a emoção para que uma pessoa mão seja morta de espírito e nem tão melancólica.



Francyelly Rodriguês, 1º ano ''A''

Um amor entre irmãos

Tinham os mesmos nomes. Cresceram juntos, à sombra do amor materno. Ele era órfão, e a mãe dela, que o amava como se ele fora seu filho, tomou-o para si, e reuniu os dois debaixo do mesmo olhar e dentro do mesmo coração. Eram quase irmãos, e sê-lo-iam sempre completamente, se a diferença dos sexos não viesse, um dia, dizer-lhes que um laço mais íntimo podia uni-los.
Um dia a mãe morrera, deixando uma herança para a filha legítima e para o filho adotivo. Não dava para sustenta-los só a base da herança, mesmo com o amor tão grande que lhes mantinham juntos não pode evitar a separação. Laura precisava terminar a faculdade e com isso fora para a Espanha, Lauro fora trabalhar como vendendor numa empresa pequena, sempre se comunicavam, mesmo a distância não impedia-os de se gostarem.
Anos e mais anos se passaram e a comunicação entre eles ia se acabando quase raro, mais complicada e menos assuntos e ainda menos entusiasmo. Laura não sentia mais falta de Lauro, já construira uma família, tinha três filhos e um marido muito rico e dedicado, Lauro ainda era solteiro, era mulherengo e já era dono de uma grande fábrica de carros, mas ainda amava Laura, às vezes chorava por sua falta, mas era muito pouco. Mais anos se passaram, Lauro ficou doente, era muito grave e tinha não tinha muito tempo de vida, ao descobrir entrou em desespero, ligava para Laura muitas vezes e nenhuma resposta, tentava os amigos, mas nenhum se importava, eram interesseiros, Lauro não tinha mais importância se iria morrer ou não, se tinha pouco tempo de vida, o que mais lhe importava era ver Laura, seu coração doia de tanta tristeza, parecia que faltava pedaços dentro de si e quando percebia as lágrimas já corriam em seu rosto pálido e melancólico.
Quando as horas passavam, os dias iam embora , ficava mais fraco e não suportava a emoção, já era tão insuportável que até vira a imagem de Laura entrando na porta, era muito real que em um suspiro, seu coração parou e nada mais era vivo em seu corpo, Laura que era apenas uma ilusão, estava lá de verdade e o amor que ela sentia por Lauro borbulhou no peito e deitou-se ao se lado, tomou um vidro de remédio inteiro para suicidiu, e com um último olhar para Lauro, eles já estavam juntos na eternidade.

Marcos Roberto P Cardozo 1ano b

Razão ou emoção?Qual devemos seguir?
Todos os dias nos deparamos com situações que requerem o uso de nossa emoção,sensibilidade,dureza,calma,frieza,razão.
Na vida costumamos usar razão de mais e emoção de menos;isso faz com que deixemos para usar a emoção apenas quando ela não é necessária.
Para ter controle e fazer escolhas certas é preciso que saibamos ser guiados por razão sem nos esquecermos da emoção e vice-versa.
A razão nos torna pessoas duras,frias,severas demais sem sentimentos e que só acreditam no que esta diante de seus olhos.
A emoção nos traz sentimentos,sonhos,esperança calma e amorosa enchendo-nos de vida.
Portanto acredita-se que o ideal na vida seja manter razão e emoção em perfeito equilíbrio pois se elas existem é porque são necessárias na nossa sobrevivencia.