Instituto Madre Marta Cerutti
Aluna:Patricia G. Veronez
Série:1º ano "A"
Características:
Personagem:Jorge Joaquim Ferreira
Sexo:masculino
Idade:16 anos
Características físicas:estatura mediana,cabelos escuros e um tanto quanto maltratados,pele morena,face marcada por linhas expressivas,(apesar da pouca idade),magro ,olhos castanhos,e no canto da boca um singelo sorriso.
Características psicológicas:discreto e tímido
Detalhes de indumentária:camisa quadriculada,com falta de alguns botões,calças remendadas de tecido surrado,sandálias precárias feitas de bambu.
Festa
Fabiano,sinhá Vitória e os meninos iam à festa de Natal da cidade.Eram três horas,fazia grande calor,redemoinhos espalhavam por cima das árvores amarelas nuvens de poeira e folhas secas.
Jorge,o filho mais velho,vistia-se com sua melhor roupa:sua camisa quadriculada com falta de alguns botões,sua calça remendada mostrava de longe seu tecido um tanto quanto surrado,e suas sandálias que a própria sinhá fizera,com alguns bambus,mas que raramente Jorge usava para nao desgastá-las.
Já próximos à cidade,avistaram a multidão se deslocando de um lado para o outro,fazendo uma nuvem de poeira subir.Lembrava a um bando de formigas á procura de comida,temendo a chegada do inverno.Os retirantes chegam no salão,todos boquiabetos,ora de medo,ora deslumbrados.
Os dois meninos espiavam os lampiões e imaginavam casos extraordinários.Não sentiam curiosidade,sentiam medo,e por isso pisavam devagar,receando chamar a atenção das pessoas.Supunham que existia mundos diferentes da fazenda,mundo maravilhosos na serra azulada.Aquilo, porém, era esquisito.Como podia haver tantas casas e tanta gente?Com certeza,os homens iriam brigar.Seria que o povo ali era brabo e nao consentia que eles andassem entre as barracas?Estavam acostumados a aguentar cascudos e puxões de orelhas.
Estranhavam,além de tudo,o modo com que as crianças de suas idades se comportavam.Cheios de delicadezas,o que em seus pensamentos davam nome como "frescuras",maravilhosamentes vestidos e fartos de comidas e mimos.
Possuiam em seus olhos sentimentos confusos,talvez nao fosse inveja e sim a indagação de o porquê que sua família nao obtinha aquele mundo também.
Fabiano tratou logo de acomodar a si e sua família num cantinho discreto,e com poucas pratas no bolso,que certamente lhe faria falta nas dispesas,comprou algo para que pudessem beber.
Jorge percebera que a cachorra Baleia nao estava rondando-os como de costume,mas fez vista grossa,pois sua atençao estaria totalmente voltada aos deslumbres urbanos.
De repente,Baleia apareceu.Trepou-se na calçada,mergulhou entre as saias das mulheres,passou por cima de Fabiano e chegou-se aos amigos,manifestando com a língua e com o rabo um vivo contentamento.O menino mais velho agarrou-a.Estava segura.Tentaram explicar-lhe que tinham tido susto enorme por causa dela,mas Baleia nao ligou importância à explicação.
Sinhá Vitória atenta sempre a toda movimentaçao,se deu conta depois de alguns instantes que o menino mais novo nao estava por perto,e discretamente foi manifestando sua preocupação no olhar de quem procurava algo.
Fabiano logo percebeu a aflição de sinhá e nao pôde deixar de pressioná-la, perguntando o que tivera acontecido.Instantâneamente,Jorge nem esperou pela explicação,começou a berrar pelo irmão com ar de um pequeno homem já ciente das responsabilidades de irmão mais velho.Baleia apressou-se,e dentro de poucos minutos apareceu com o garoto sumido,como alguém que indicara o caminho para o pequeno perdido.Após o susto,toda alforia da família se transformou em cansaço.Decdiram voltar para a fazenda deixando os dois meninos se despedindo aos suspiros e com olhares de quem sabia que acabara todo aquele conto de fadas.
Biografia:
A autora Patrícia Gabriela Veronez nasceu no dia 02 do mês de setembro de 19993, na cidade de Barra do Garças,interior do estado de Mato Grosso, onde reside nos tempos de hoje.Vive atualmente em função dos estudos,cursando o nível do 1º ano do ensino médio. Sempre se dedicou aos estudos,e valoriza a sua família e amigos como sendo a base de suas conquintas e felicidade.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário