quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Festa

Moema Lara


Personagem: Jorge Ferreira da Silva
Sexo: Masculino
Idade: 52 anos
Características físicas : Um homem forte, sem muitas rugas dando uma ar de uma pessoa bem vivida e feliz
Características psicológicas : Sente-se sozinho e abandonado por não ter nem um herdeiro e por ter perdido a esposa.
Detalhes da indumentária: Roupa social, simbolizando um empresário e dono de grandes fazendas.
Vocabulário: Linguagem culta e bem definida

Festa
(Graciliano Ramos e Moema Lara)


Fabiano, sinhá Vitória e os meninos iam à festa de Natal na cidade. Eram três horas, fazia grande calor, redemoinhos espalhavam por cima das árvores amarelas nuvens de poeira e folhas.
Apesar de toda a seca e fome, a família continuava unida e acima de tudo não deixaram a esperança do fim do túnel morrer. Começaram então a caminhar pela cidade quando Fabiano avistou Jorge, um grande amigo de infância, que logo avistou Fabiano e foi ao encontro dele. Ao estarem frente à frente deram um abraço forte resgatando toda aquela amizade que havia ficado no passado. Jorge vendo a situação de Fabiano convidou ele e sua família para passarem o Natal juntos em sua casa. E assim foram para a casa de Jorge passando pela praça central.
Os dois meninos espiavam os lampiões e adivinhavam casos extraordinários. Não sentiam curiosidade, sentiam medo, e por isso pisavam devagar, receando chamar a atenção das pessoas. Supunham que existiam mundos diferentes da fazenda, mundos maravilhosos na serra azulada. Aquilo, porém, era esquisito. Como podia haver tantas casas e tanta gente? Com certeza, os homens iriam brigar. Seria que o povo ali era brabo e não consentia que eles andassem entre as barracas? Estavam acostumados a aguentar cascudos e puxões de orelhas.
Os dois meninos nunca viram tanta gente rindo e festando num mesmo local. Ficaram amedrontados e ao mesmo tempo emocionados com tanta alegria. Baleia ficou tão euforica que se perdeu na multidão, a família ficou preocupada,mas , continuaram a caminhada para não perder a viagem. Chegando à casa de Jorge, sinhá Vitória ficou impressionada com a enorme casa e acabou perguntando onde estava sua família. Jorge com uma expressão de tristeza estampada no rosto respondeu-lhe que havia perdido sua esposa à um ano e que não havia tido nenhum filho. Terminou dizendo que se não fosse eles acabaria passando o natal apenas com os empregados.
Jorge e Fabiano ficaram a tarde inteira matando a saudade, contando histórias de quando eram crianças e os caminhos diferentes que cada um seguiu. Fabiano admiradíssimo ao ver o amigo com uma vida estável perguntou como ele havia conquistado tudo aquilo e Jorge respondeu que quando era adolescente sua tia levou-o para a capital para estudar e a partir de lá começou a entrar para o mundo dos negócios se tornando um grande exportador de carne bovina e sócio de grandes empresas. Começando a escurecer, Fabiano avisou a Jorge que eles tinham que ir. Assim, Jorge levou-os até a frente da casa para despedir.
De repente, Baleia apareceu. Trepou-se na calçada, mergulhou entre as saias das mulheres, passou por cima de Fabiano e chegou- se aos amigos, manifestando com a língua e com o rabo um vivo contentamento. O menino mais velho agarrou-a. Estava segura. Tentaram explicar-lhe que tinham tido susto enorme por causa dela, mas Baleia não ligou importância à explicação.
Depois dauele dia, Jorge fez questão de encontrar Fabiano outras vezes. Após duas semanas de convivência, Jorge tinha que ir para a capital para morar. Ele ficou chateado, pois, já havia adotado a família de Fabiano e não se sentia tão feliz após a morte de sua esposa. Então, convidou Fabiano para ser seu braço direito em uma de suas fazendas na capital. Fabiano aceitou. Ao chegarem na capital, Jorge colocou os dois filhos de Fabiano na escola e Fabiano foi o amigo e empregado mais fiel que Jorge pode ter. Passado dois anos de pura felicidade, Jorge veio a falecer de uma doença rara. Em seu testamento deixou escrito que os seus bens ficariam nas mãos de Fabiano seu eterno irmão amigo. Fabiano não se conformava com a ironia do destino e a forma que usou para honrar a memória do amigo foi criar a Fundação Jorge Ferreira Da Silva que busca abrigar famílias que são afetadas pela seca e que não tiveram a mesma sorte de Jorge e Fabiano.
Fabiano ficou realizado com a nova vida e a família que era idealizada por ele acabou se tornando uma realidade. Ele então viu que a esperança nunca deve ser esquecida porque algum dia a vida abrirá novas portas mudando completamente o seu destino.


Biografia: Moema Lara (1993 - ) -Nasceu em Brasília, estudante do ensino médio. Busca em suas obras mostrar os finais felizes, pois, vive em um mundo de pura violência e correria. Por isso, usa pelo menos sua imaginação para idealizar um mundo completemente diferente do que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário