segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Festa

Personagem : João Augusto
Sexo: Masculino
Idade: 15 anos
Caracteristicas Fisicas: Moreno, robusto, cabelo liso, olhos pretos
Caracteristicas pscologicas: pessoa feliz, estudante, rico, inteligente
Detalhes da Indumentaria: roupa despojada, estilo esportista
Vocabulario: Normal

Festa
Graciliano Ramos e Hellen Heloyze


Fabiano, sinha Vitoria e ios meninos iam à festa de natal na cidade. Eram três horas, fazia grande calor, redemoinhos espalhavam por cima das arvores amarelas nuvens de poeira e folhas secas.
Avistaram de longe um garoto com aparencia diferente, pessoa que tinha carater de quem possuia muito dinheiro , viram que cada vez mais ele se aproximava, ate então perceberem que ela estavaem direção a sinha vitoria e lhe dá um abraço apertado e diz logo em seguida que é seu sobrinho de São Paulo e que ele não há vê faz uns 13 anos, por isso ela não o reconhecera, ele a reconheceu por que seu pai, irmão de sinha vitoria, dera uma foto pra ele procurá-la quando chegar. Ficaram conversando no caminho sobre o irmão de sinhá vitoria.
Os dois meninos espiavam os lampiões e adivinhavam casos extraordinários. Não sentiam curiosidade, sentiam medo, e por isso pisavam devagar, receando chamar a atenção das pessoas. Supunham que existiam mundos diferentes da fazenda, mundos maravilhosos na serra azulada. Aquilo, porém, era esquisito. Como podia haver tantas casas e tanta gente? Com certeza, os homens iriam brigar. Seria que o povo ali era brabo e não consentia que eles andassem entre as barracas? Estavam acostumados a aguentar cascudos e puxões de orelhas.
Eles foram para festa, João Augusto, nome do sobrinho de sinha vitoria, disse que ia embora no dia seguinte e que tinha vindo para vê-la, por que estava com saudades. E que viera para trazer lembranças de sua familia e lhe disera que estava com saudades da Baleia também, que só a vira por foto. No momento em que ele acabara de dizer isto.
Baleia apareceu. Trepou-se na calçada, mergulhou entre as saias das mulheres, passou por cima de Fabiano e chegou-se aos amigos, manifestando com a língua e com o rabo um vivo contentamento. O menino mais velho agarrou-a. Estava segura. Tentaram explicar-lhe que tinham tido susto enorme por causa dela, mas Baleia não ligou importância à explicação.
Sinha Vitoria a tomou nos braços e lhe colocara nos de Jõao Augusto para ele poder matar a saudade. Foram embora. No dia seguinte com lagrimas nos olhos, João Augusto foi embora e a partir daí, sinha vitória nunca mais teve noticia dele. Quatro anos depois descobre que Jõa Augusto mprreu em um acidente de carro aos 19 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário