sábado, 26 de setembro de 2009

Instituto Madre Marta Cerutti
Barra do Garças, 26/09/09
Aluno: Daniel Pethersen de Souza Nascimento
Professor: Manoel João Milhomem Maciel
Turma: 9° ano “A”



Proposta de Redação do dia 18/09/09
Prazo de entrega adiado

Tema: Jogos Eletrônicos


A persuasão dos jogos e diferentes tipos de mente




Os jogos são fatores da tecnologia que modificaram o mundo e o mercado, pois desde o nascimento de todas as tecnologias que este meio de entretenimento eletrônico abrange, temos a capacidade de desfrutar de diversas emoções e aventuras e participarmos de novos mundos, desafios, enfim, temos novas dimensões em nossas mãos.
Os jogos de ação e aventura são duas das principais categorias de jogos eletrônicos e estão entre os mais procurados pelos jogadores de todo o mundo. Apesar de serem ótimos entretenimentos são também poderosos influenciadores.
É muito comum nos jogos matar, cometer genocídio, enfim, todos os condenáveis crimes e proibições de nossa sociedade. Nesses jogos, entretanto, tais ações são completamente aceitas e até mais, muitas vezes são estimuladas, tornando matar uma ação necessária para se obter sucesso nos jogos.
A repetição pode causar diferentes efeitos em diferentes tipos de mente. Por exemplo, GTA(Grand Theft Auto), é um jogo muito famoso e polêmico devido a liberdade de se cometer quase todo o tipo de delito. Nele se pode matar, roubar e em algumas versões até encontram-se partes do jogo que contêm erotismo explícito.
Desde seu lançamento ocorreram muitos acontecimentos reais envolvendo crianças roubando carros e até assassinatos. Conclui-se então que o jogo foi uma influencia para que tais tragédias tenham ocorrido.
Mas a verdadeira questão é a mente da pessoa que joga esses jogos já que uma mente fraca, revoltada e sem bases é facilmente manipulada. Também é importante verificar a classificação indicativa dos jogos, já que como crianças mais novas se encontram em desenvolvimento físico e intelectual, são mais fáceis de serem estimuladas pelas mensagens veiculadas nos jogos.
Os jogos também podem nos tornar anti-sociais, pois acostumados a ser os protagonistas, os imperadores, os deuses de um mundo, podemos ignorar a nossa vida real deixando de encarar o mundo com seus defeitos de desafios. Assim nos tornamos frios, anti-sociais, sedentários e grandes marionetes dos jogos, fora o fato de que a exposição às luzes fortes dos jogos e os movimentos repetitivos na operação de seus comandos podem prejudicar nossa visão, além de tendões e nervos de nossas mãos.
Concluímos assim que para tudo devemos respeitar as classificações indicativas de tudo aquilo com que fazemos contato e nos policiar para tornar nossas mentes impermeáveis as más influencias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário